O ambiente do laboratório é um espaço físico onde experimentos de diversas áreas da ciência são realizados. Eles reúnem equipamentos, instrumentos, processos, elementos e pessoas ao mesmo tempo, por isso, é necessário muito cuidado na limpeza desses componentes.
A higienização de ambientes laboratoriais é um cuidado extremamente necessário.
Devido ao número significativo de equipamentos e produtos químicos utilizados nos trabalhos realizados pelos técnicos, os quais apresentam riscos potenciais para quem transita dentro desses locais.
Alguns produtos, quando manipulados de maneira inadequada nas dependências laboratoriais, podem levar à intoxicação química e queimaduras graves, além da necessidade de limpeza não só das dependências físicas do local.
É preciso cuidar dos instrumentos que compõem o local, afim de evitar comprometimento dos processos estudados nesse laboratório.
Atenção especial deve ser dada aos laboratórios que requerem um ambiente asséptico (livre de microrganismos) para evitar a perda parcial ou total dos experimentos realizados nestes locais devido à “contaminação cruzada”.
Por exemplo em um laboratório de cultura de tecidos, em biologia molecular, laboratório de fitopatologia, entre outros.
Para evitar a contaminação cruzada, as roupas e as mãos devem estar limpas antes de entrar no laboratório.
O material utilizado na limpeza desses laboratórios deve ser único para cada procedimento e não deve ser misturado durante a limpeza ou lavagem.
A contaminação cruzada é causada, entre outras coisas, pelo uso de ferramentas, equipamentos, toalhas, flanelas, mãos, escovas em ambientes diversos, transferência de microorganismos de um local contaminado para outro não contaminado.
Assim, uma superfície “limpa” ou mesmo um alimento higienicamente seguro pode ser contaminado com microorganismos que foram expostos em outro
O laboratório deve ser mantido limpo e livre de todo e qualquer material não relacionado às atividades nele executadas.
Bem como seus materiais e instrumentos, a cada novo experimento ou nova ação, eles devem ser devidamente esterilizados com o produto correto e os instrumentos corretos.
No caso dos laboratórios, os equipamentos mais usados são os copos beckers, buretas de variados tamanhos, tubos de teste, frascos do mais diversos e balão flexível.
Para a limpeza desses materiais há os instrumentos devidamente desenvolvidos para garantir a limpeza completa e segura, além da integridade do material que fica mantida.
A Weinberg oferece soluções de escovas para limpeza de instrumentos de laboratório, como escova para balão volumétrico, escovas para frascos e escova do tipo dente de nylon.
Acesse nosso site e solicite um orçamento.
Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.