As bancadas industriais, diferentemente das que temos em casa, precisam de atenção e cuidado próprios na hora de limpar. Os produtos devem ser selecionados e específicos, assim como os utensílios utilizados. E você sabe como realizar a limpeza adequada das bancadas?
As bancadas das empresas necessitam passar por rigorosos processos de limpeza e higienização. Como, geralmente, são espaços maiores e muito utilizados por várias pessoas durante o dia, a sujeira que pode se acumular é muito maior. Por isso, a possibilidade de surgirem micro-organismos e bactérias é alta. O que além de afetar negativamente os funcionários, pode também danificar maquinários e contaminar os alimentos. Por isso, manter o local limpo e higienizado devidamente é de extrema importância.
Independentemente do segmento da sua indústria, há uma regulamentação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a ser seguida. A resolução determina critérios sanitários a serem seguidos na higienização de utensílios, móveis, equipamentos e instalações.
Essas normas devem ser obedecidas com absoluta rigidez para evitar tanto a contaminação quanto multas e outras dores de cabeça para a sua empresa.
Para manter o padrão sempre alto, é essencial treinar e qualificar os funcionários responsáveis, para, assim, cumprir com louvor as exigências sanitárias estabelecidas.
O local deve ser limpo diariamente. E esqueça panos de limpeza, pois eles são um foco de acúmulo de sujeira. E tome cuidado se optar por utilizar esponjas, pois elas podem riscar a bancada se usadas no lado áspero e não conseguem remover manchas difíceis no lado macio.
Esponjas, buchas e panos podem não ser suficientes para uma limpeza mais profunda. Uma das ferramentas que podem te auxiliar na limpeza das bancadas é a escova. Além de realizar uma lavagem mais técnica e eficiente, sua utilização possui vários benefícios, sendo eles:
As cerdas dessas escovas podem mudar de acordo com o tipo de bancada. Para bancadas de inox, por exemplo, suas cerdas são igualmente feitas de aço inox, pois assim não há perigo de contaminação.
Já para as bancadas de madeira e de outras obras-primas, suas cerdas podem ser feitas de crina ou de nylon.
Não perca mais tempo com panos umedecidos ou esponjas que podem ser focos de bactérias. Faça a limpeza da sua bancada com escovas manuais; muito mais eficiência e praticidade.
Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.