Farmácias fazem parte dos estabelecimentos, assim como os hospitais, da linha de frente da pandemia. Em um primeiro momento, pessoas com problemas de saúde costumam procurar uma farmácia para comprar um medicamento ou obter algum tipo de orientação.
Justamente por ser um ambiente com grande fluxo de pessoas e mais propício a riscos, os cuidados devem ser redobrados para evitar a disseminação do Coronavírus. Para garantir o pleno atendimento à população e ainda proteger funcionários e clientes, algumas medidas preventivas devem ser adotadas. Confira, a seguir.
A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (ABRAFARMA) elaborou um documento com os principais cuidados para prevenir o contágio dentro dos estabelecimentos. Uma das orientações é disponibilizar álcool gel 70%, para que todos os clientes higienizem as mãos antes de entrar na loja.
Todos os funcionários da área de atendimento devem utilizar máscaras, enquanto o pessoal de limpeza deve vestir:
– Avental esterilizado;
– Óculos de proteção;
– Luvas.
Enquanto não for descoberta uma vacina para imunizar toda a população, a melhor forma de combater o vírus é evitar o contato com ele. Produtos indicados para desinfectar superfícies são álcool 70%, hipoclorito e detergentes à base de cloro ativo, pois eliminam completamente os vírus e bactérias.
Todos os equipamentos de limpeza, como vassouras, esfregões, escovas para o setor farmacêutico e panos devem ser esterilizados depois de cada utilização em uma área específica. O pessoal da limpeza pode usar uma solução de cloro e água e deixar secar antes de usar novamente.
A equipe deve ser orientada a higienizar as áreas comuns com mais frequência, como:
– Balcões;
– Prateleiras;
– Maçanetas;
– Entre outras.
As gôndolas onde ficam remédios antitérmicos e antigripais devem ter atenção especial.
Ventilação natural também é uma das armas para combater o Coronavírus. A renovação do ar ajuda a diminuir a propagação de vírus e bactérias e contribui para a qualidade do ar que respiramos. A orientação é abrir as janelas ou ligar o ventilador duas vezes ao dia, pelo menos.
Outro ponto importante é se atentar aos aparelhos de ar condicionado. Siga as orientações do fabricante quanto à limpeza dos filtros. A própria equipe de limpeza pode se responsabilizar por essa tarefa.
A aglomeração deve ser evitada a qualquer custo. Por isso, é aconselhável manter distância mínima de um metro para outras pessoas. Muitas farmácias colocam correntes ou fitas de isolamento entre o balcão de atendimento e o público, para preservar uma distância segura entre clientes e funcionários.
Outra medida é demarcar o chão nas áreas de atendimento próximo ao balcão e caixa para indicar a distância correta entre as pessoas na fila.
Assim como os outros setores do comércio, as farmácias podem intensificar as vendas pela internet e os serviços de delivery para diminuir o movimento nas lojas físicas. O atendimento por meio de telefone ou chat também é muito útil para fornecer informações aos clientes.
Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.