A limpeza de equipamentos de ordenha mecânica é um processo indispensável para manter a qualidade do leite extraído, por isso deve ser feita antes e depois da ordenha, a fim de eliminar quaisquer resíduos antigos de alimentos e bactérias que podem se proliferar no canal do teto.
Os produtos usados para a realização da limpeza, como hipoclorito de sódio e as escovas para higienização de tubos e canos, devem estar sempre à mão. Já os profissionais devem utilizar os EPIs, como luvas e máscaras.
Como fazer a limpeza de equipamentos de ordenha mecânica?
A extração do leite deve ser feita com cuidado e de acordo com as normas sanitárias. Por ser um alimento consumido pela maioria da população por toda a vida, é necessário eliminar qualquer chance de contaminação.
As gorduras e proteínas do leite aderem à tubulação e, com o passar do tempo, sua remoção se torna cada vez mais difícil. Já os sais e o cálcio formam um filme no interior dos canos e surge o ambiente ideal para a proliferação de bactérias.
Logo, a limpeza é fundamental e deve ser feita corretamente:
É comum que mesmo em sistemas totalmente mecanizados de ordenha, a limpeza exija o desmonte manual de suas peças que são mergulhadas em soluções sanitizantes diluídas em água, como hipoclorito, amônia quartenária ou iodo.
Produtos a base de cloro também são muito usados na limpeza de equipamentos de ordenha mecânica, pois seu custo é mais acessível. O tempo de molho das peças é de cerca de 30 minutos, e não é necessário enxaguá-las, apenas aguardar a drenagem;
Imediatamente após a ordenha, as peças devem ser higienizadas com água morna e detergentes alcalinos, que devem circular por seus tubos. As substâncias alcalinas removem os resíduos orgânicos, provenientes das gorduras e proteínas do leite.
Em seguida, a utilização de detergentes ácidos atua na remoção dos resíduos minerais, formados pelos sais e o cálcio. Diluídos em água, eles também devem circular pelos segmentos de limpeza de equipamentos de ordenha mecânica.
Por fim, a limpeza de bicos, saídas e partes da tubulação é feita com a ajuda de escovas para eliminar restos de leite que se acumulam tanto na parte interna quanto externa. As escovas são torcidas em arame galvanizado e polipropileno para maior eficiência e fácil aplicação.
A maneira com a qual os equipamentos são armazenados também deve ser observada; por isso, os profissionais devem ser orientados a sempre estocá-los nos locais apropriados.
Qualidade na produção e o melhor resultado final
A Weinberger oferece um amplo catálogo de escovas para limpeza de ordenhas mecânicas, bicos, mangueiras, tanques resfriadores, baldes de leite e outros equipamentos aplicados pelo setor da agropecuária e que garantem maior qualidade na produção.
Com as escovas da Weinberger, a limpeza é facilitada e mais eficiente.
Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.