Visando a eliminação de impurezas para que o líquido esteja potável, a limpeza de caixa d’água deve ser feita com frequência
Visando a eliminação de impurezas para que o líquido esteja potável, a limpeza de caixa d’água deve ser feita com frequência, pois este é um armazenamento comum para residências e empresas. E, conforme informa o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE) de São João Batista do Glória (MG), o serviço de higiene não é complicado. De acordo com o próprio SAEE, o próprio morador é capaz de realizar este procedimento, desde que tenha os materiais e produtos certos.
Esta necessidade é ressaltada porque a prática de limpeza evita que seja ingerido líquido contaminado, que pode transmitir doenças como leptospirose, cólera e febre tifoide. Ou seja, a constante manutenção da caixa d’água funciona como garantia de saúde e respeito às normas sanitárias.
Porém, antes é preciso fazer um aviso: quando a caixa d’água estiver em local de difícil acesso, é recomendada a procura por um serviço profissional. Afinal, em alguns casos, o objetivo acaba situado em pontos que oferecem risco de queda.
Além disso, é sugerido que a limpeza de caixa d’água aconteça a cada seis meses. Esta constância é importante porque o piso, as paredes e as tubulações hidráulicas acumulam resíduos com facilidade, o que viabiliza a proliferação de vírus e bactérias.
Como fazer a limpeza de caixa d’água
Para executar com sucesso e segurança a higienização da caixa d’água, primeiro é preciso fechar o registro ou prender a boia, limpando a tampa logo no começo para retirá-la. Em seguida, é preciso manter somente um palmo de água no fundo do recipiente, com a saída tampada com um pano úmido ou esponja.
A água com a sujeira resultada da limpeza pode ser removida com pás de plástico, baldes ou panos limpos. Mas, para ampliar a potência da limpeza, é interessante recorrer a itens específicos para esta função. Deste modo, para as paredes e piso da caixa, use uma escova em base de madeira ou uma escova manual para limpeza geral. Para minimizar o contato com os resíduos, procure por um vassourão para área produtiva.
Quando a caixa estiver seca e com sua saída fechada, adicione um palmo de água com 2 litros de água sanitária (esta proporção é para uma caixa-d’água de 1.000 litros). A solução desinfetante deve repousar por duas horas, sendo retirada em canecas a cada meia hora até completar o período.
Com a saída aberta e a caixa vazia, abra as torneiras e acione as descargas para desinfetar todas as tubulações. A primeira água pode ser utilizada para lavar banheiros ou pisos, após abrir o registro ou soltar a boia.
Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.