Trabalhar com qualidade é a premissa de qualquer empreendedor, independentemente do ramo de atuação. Para quem atua no segmento alimentício, isso se torna ainda mais importante, diante de um mundo em que as pessoas prezam por itens selecionados na hora da compra. A produção de leite orgânico exige algumas técnicas simples que podem ser determinantes para a qualidade do produto. Os principais problemas detectados hoje, nesse segmento, estão relacionados à higiene e aos cuidados com o pasto, que são questões básicas, mas que precisam ser bem executadas.
O estilo de vida saudável, adotado por muitos, tem motivado o incentivo do cultivo de produtos orgânicos, em que com sistemas sustentáveis não é necessário o uso de produtos químicos como fertilizantes e agrotóxicos. Para que isso seja possível, a tecnologia tem contribuído muito, frequentemente novos equipamentos e técnicas são lançados no mercado com o objetivo de otimizar os processos de colheita e produção de alimentos. Mas, além disso, existem princípios básicos a serem adotados na propriedade que precisam ser levados em consideração, como a higienização.
As terras brasileiras possuem uma riqueza muito grande e que se utilizada adequadamente tem grande potencial para render alimento bom e saudável. A produção de leite orgânico requer não só o manejo do gado, como também o devido tratamento do pasto, para que os animais sejam bem alimentados. Pensando nisso, é importante que os proprietários coletem amostras de análise do solo, a fim de identificar as reais necessidades da terra. Isso permite que sejam corrigidos problemas que interferem diretamente na qualidade do leite, como a quantidade de nutrientes. A falta de cuidado com a pastagem é um dos problemas mais recorrentes e que poucos produtores se preocupam, mas que é fundamental no processo de produção dos alimentos. Sendo assim, a recuperação do pasto deve ser um cuidado contínuo, sendo necessário ter um equilíbrio entre água, luz e nutrientes, que podem ser absorvidos de diferentes maneiras pela terra.
Além do pasto, a higienização é uma questão importante e classificada como um dos problemas mais recorrentes na produção de leite orgânico. A devida limpeza da propriedade melhora o ambiente e é extremamente importante para a qualidade do produto. A Weinberger, fabricante de escovas, conta que cuidar dos espaços torna o trabalho mais produtivo e evita o risco de contaminação. “A empresa busca sempre desenvolver materiais de qualidade e específicos para cada finalidade para que esse processo de higiene seja realizado da melhor maneira possível, garantindo melhores condições de trabalho”, afirma.
A produção de leite orgânico ainda não é tão forte no Brasil e para crescer essa estatística, a adoção de medidas simples como essas se faz necessária. Já para o produtor, é interessante que ele busque informações para aperfeiçoar as técnicas e avaliar as novidades do mercado para implantar na propriedade. Com isso, é possível reduzir custos e melhorar a qualidade do alimento, grande objetivo de qualquer empreendedor. Para que isso seja possível, existem empresas que fornecem esse tipo de mentoria, curso, material e até mesmo aplicativos, como a Embrapa.
Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.